1. INSTALE DETECTORES DE MONÓXIDO DE CARBONO:
Os detectores de monóxido de carbono são dispositivos que alertam os moradores sobre a presença de monóxido de carbono no ar. Eles devem ser instalados em áreas próximas aos aparelhos que usam gás natural, como aquecedores e fogões, bem como em áreas onde as pessoas dormem.
2. VERIFIQUE REGULARMENTE OS APARELHOS:
Verifique regularmente os aparelhos que usam gás natural para detectar qualquer problema, como vazamentos ou mau funcionamento. Se você notar algum problema, desligue o aparelho imediatamente e entre em contato com um profissional qualificado.
3. CONTRATE UM PROFISSIONAL QUALIFICADO:
Sempre contrate um profissional qualificado para instalar, reparar ou realizar a manutenção do sistema de gás natural. Isso garantirá que o trabalho seja feito corretamente e que o risco de vazamento ou outro problema seja minimizado.
4. ESTEJA SEMPRE ATENTO A VALIDADE:
Segundo a NBR 13419: Mangueira de borracha para condução de gases GLP/GN/GNF – Especificação e INMETRO, a válvula e mangueira de gás possuem validade de 5 anos após a sua data de fabricação, esteja sempre atento a esta validade.
5. MANTENHA A VENTILAÇÃO ADEQUADA:
É importante garantir que haja ventilação adequada no apartamento para evitar o acúmulo de gás natural. Abra janelas ou use um exaustor sempre que estiver usando um aparelho que use gás natural.
6. ESTEJA PREPARADO:
Identifique os locais do seu prédio onde possuem extintor de incêndio, e procure se orientar sobre as saídas de emergência do mesmo. Em caso de emergência, ligue 193.