1. SIFÃO
É importante que o sifão tenha o formato do desenho ao lado para garantir o fecho hídrico e assim evitar o retorno de cheiro das instalações. No caso de pias, é possível que o sifão esteja com acúmulo de resíduos. Neste caso, é importante fazer uma boa limpeza na peça: desencaixe-o da pia e parede e tire todos os resíduos. Pias que não são usadas com frequência podem ter a água do sifão (fecho hídrico) evaporada. Neste caso, basta deixar a água correr por alguns minutos
2. CAIXA SIFONADA
O dispositivo que recebe os esgotos dos ralos e dos aparelhos sanitários. O fecho evita a passagem de insetos e odores, provenientes do esgoto, para dentro de casa. Se o mau cheiro estiver vindo do ralo, retire a grelha e faça uma limpeza, removendo o acúmulo de sujeira. Abra a tampa da caixa e verifique se está faltando o desconector. Na ausência do desconector, basta colocar um novo para sanar o mau cheiro.
3. VASO SANITÁRIO
A principal causa do mau cheiro proveniente do vaso sanitário é a ausência ou vedação inadequada na saída da bacia sanitária. A instalação do anel de vedação é importante, pois além de eliminar o mau cheiro, eliminam também os vazamentos.
4. CAIXA DE INSPEÇÃO
A maior causa do mau cheiro é proveniente de problemas de vedação ou da ocorrência de trincas e quebras das tampas. O problema pode ser solucionado trocando-se as tampas de inspeção de alvenaria ou concreto por outras novas ou por caixas de PVC.
5. CAIXA DE GORDURA
São caixas que recebem o esgoto da cozinha. Elas retêm a gorduras, graxas e óleos proveniente da cozinha, para que não escoe diretamente pelas tubulações e gerem obstrução. As caixas de gordura pré-fabricadas não se adaptam de forma correta aos tubos de PVC, provocando trincas e infiltrações. A maior causa do mau cheiro é proveniente de problemas de vedação ou da ocorrência de trincas e quebras das tampas. É importante lembrar que as caixas devem ser limpas semanalmente por toda a superfície da caixa, ensacando os resíduos e jogando no lixo.
6. RAMAIS DE VENTILAÇÃO
Também conhecidos como ‘respiro’, são tubulação que interliga o desconector, ou ramal de descarga, ou ramal de esgoto de um ou mais aparelhos sanitários a uma coluna de ventilação ou a um tubo ventilador primário. A causa do mau cheiro é o acúmulo de gases da tubulação de esgoto e até mesmo por um possível entupimento dos canos. É preciso de uma substância com forte poder ativo para eliminar os gases e/ou possíveis excrementos.